A morte de alguém nos faz pensar sobre como estamos vivendo, sobre o sentido da nossa vida, se estamos fazendo aquilo que queremos e gostamos ou não, se estamos demonstrando para as pessoas que amamos o quanto as amamos e se as nossas relações são saudáveis ou não.
Quando se perde alguém, principalmente aquele ente querido, é comum chorar e sempre pensar sobre a vida da pessoa que morreu e justificar sua morte. Isso pode fazer com que a pessoa comece a ficar triste por ter lembranças desse ente, refletindo sobre a finitude e a falta de controle que se tem da morte, refletindo sobre suas relações pessoais e questões vivenciais.
De fato, é difícil essa tristeza e o luto não estar presente na vida da pessoa e esse pensamento e sentimento pode deixar a pessoa se sentindo culpada e/ou desconfortável se lembrar desse ente e dos momentos bons e agradáveis com ele, fazendo com que essa tristeza atrapalhe e paralise sua rotina.
O luto e a morte podem ser importantes para a reflexão do sentido da vida, as suas relações humanas e a mudança, mas é importante que a saudade das lembranças boas e agradáveis se sobressaiam das negativas e tristes.
Torço para que cada pessoa que sofre com a morte e o luto possa ter mais esperança e encontrar um sentido de viver, se possibilitando compartilhar com as pessoas seus sentimentos, angústias e tristezas para que consiga lidar com mais leveza, e sem deixar a tristeza e o luto atrapalharem a vida.